The First Volunteer Experience

Olá meninas!

Não desistam de mim! Como vocês sabem (ou saberão) esses dias em que a gente fica online são caóticos. Quando não tem família no perfil a gente só sabe atualizar o site; quando tem família no perfil a gente só se dedica a falar com ela. Como eu disse, tem uma família com quem estou conversando bastante e essa semana tivemos problemas, então fui completamente consumida por isso. (Não falo no blog sobre nenhuma família com quem eu ainda estou em contato, então por enquanto ainda não posso falar nada sobre eles)
Vou ver se deixo uns post prontos, assim não corro o risco de ficar tantos dias sem postar. 

Mas vamos ao post de hoje! 
Para se inscrever no programa au pair são necessárias no mínimo 200 horas comprovadas cuidando de crianças, que não podem ser suas parentes.

Eu sempre gostei de criança, então não sei dizer exatamente qual foi minha primeira experiência.
Como referências eu entreguei uma com as minhas vizinhas e uma em uma escola.

Decidi fazer trabalho voluntário em uma escola porque eu queria ver como funcionava trabalhar com crianças que eu não conhecia, se eu me sairia tão bem quanto geralmente me saio com crianças que eu conheço (parentes, vizinhos).

Comecei em outubro do ano passado, em uma escola municipal com crianças de 4 meses a 4 anos. Cada dia eu ficava em uma sala, dessa forma eu conheceria idades diferentes e as necessidades de cada uma delas.
A escola tem uma coordenadora completamente apaixonada pelo trabalho que faz. Tudo na escola tem uma explicação para acontecer daquela forma, um ensinamento por trás. Lá as crianças não usam nada de plástico, já que na casa dela é tudo de vidro. Lá elas seguem uma rotina, porque criança precisa de rotina pra se sentir segura.
No começo eu ficava 8 horas por dia. Depois passei a ficar só nas manhãs e no último mês só no período da tarde. Não vou mentir: É CANSATIVO! No começo eu deitava na cama pra dormir e escutava a voz das crianças. Mas nos dias em que eu não ia eu sentia muuuita falta. No último dia do ano eu chorava falando tchau para as crianças. Maior vexame! rs

Foi lá que eu descobri que a fase dos 2 anos é a minha preferida. Acho que eles são puramente engraçados, são curiosos, aprendem rápido, são encantadores. Dão trabalho, fazem arte, são teimosos. Mas EU GOSTO! 

Esse ano quando fui pegar a referência a diretora e a coordenadora perguntaram "quando você volta?". As horas não contam mais, porque tenho preguiça de atualizar, entreguei mais de 1000 pra CC, e não tive problema em aparecer famílias, então achei desnecessário. 
Sou voluntária MESMO. E vou todo dia de manhã, pra uma sala com 18 crianças (16 usavam fralda, hoje são 14 e estamos progredindo), troco, limpo, ajudo com a comida, arrumo o cabelo, converso, canto, explico, ensino...E APRENDO! Muito! E choro só de pensar no dia que vou falar tchau pra todos eles.

Quando eu era pequena eu tive muita babá, meus pais trabalhavam demais. Então eu sei como é ficar com alguém que não tem a menor aptidão pra isso. Uma vez minha irmã, com 4 anos, estava fazendo birra e a babá deu um tapa nas costas dela que ficou marcado. Meus pais não batiam na gente, achei um absurdo aquela fulana fazer isso. Nesse dia esperei minha mãe no portão. A menina ia embora assim que minha mãe voltava, então contei pra ela. No outro dia ela foi mandada embora.

Ser au pair é um exercício de humildade, então se você não gosta, NÃO VÁ! Vai nadando pelo México, mas não prejudica a vida de alguém que muitas vezes não sabe se defender. 

Se alguém quiser um conselho, aí vai: se coloque a prove com diferentes idades. Assim você descobre a idade com a qual mais se identifica e a chance de dar certo é maior! =)

2 comentários:

  1. eu tbm faço volunteer work numa escolinha de 4 meses a 4 anos, Inaie!!

    aii, é tudo de bom mesmo. quando temos feriadao, eu fico triste de saber que vou sentir falta das minhas kids heheh
    a faze dos dois anos é sem dúvidas, a melhor de todas! :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a faixa dos 2 aos 3 anos é mágica, tudo é "por que?" kkkkkkkkkk adoro!
    De janeiro a abril desse ano fiz voluntariado em uma escolinha e até hoje não consegui me desligar completamente deles, sempre que posso passo lá para ver o que eles estão aprontando (sim, eles são terríveis!) hahahahaha
    Bjos e fé que o que é seu, está guardado ;*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.