The First Visit To Consulate

Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite!

Por mais que eu tente, o título do post não me permite muito suspense: I GOT MY VISA!!!! 

Mas vamos por partes né? A Cultural Care te dá um prazo pra agendar o visto, para que haja tempo suficiente do passaporte chegar na sua casa sem dor de cabeça. Eles me aconselharam a marcar entre o dia 07 e o dia 14 de junho. Como eu tinha o casamento em São José dos Campos dia 15, marquei tudo para o dia 13 e 14. São dois dias porque agora o consulado americano dividiu as tarefas: no primeiro dia você deve ir ao CASV - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto- aonde eles tiram sua foto e colhem suas digitais; e no segundo dia é que rola o terror! A ENTREVISTA! rs

Estava tudo lindo até que eu fiquei doente. Então você que leu os posts em que eu contei como estava doente e angustiada, acrescente ao meu desespero a data da entrevista se aproximando e eu parecendo um zumbi. Eu não sabia se chorava pelo casamento que eu poderia perder, pelo visto, por estar sem dormir, por achar que ia morrer....o que eu sei é que eu chorei um tsunami de lágrimas!
Liguei na cultural care e expliquei a situação. Achava impossível fazer a entrevista, eu mal falava, não pensava e estava até meio surda, era ir e rasgar o dinheiro. As meninas foram muito legais, mas me disseram que eu deveria marcar no máximo pra segunda e terça então. HONESTAMENTE e em off, acho que o prazo deles é exagerado, pra não correr risco, pq o prazo pra entrega do passaporte são 10 dias úteis e eu viajo em mais de um mês. Mas não acho que eles estão errados, porque a gente nunca sabe quando vai ter vaga pra entrevista ou se vai dar rolo né? Com mais tempo você tem até a chance de tentar de novo se a primeira tentativa for negada.
Como vocês sabem, eu melhorei, eu estou viva! Consegui atrasar minha visita ao CASV e ao consulado em 4 dias. 

A cultural care mandou um email explicando todo o procedimento, como agendar, como preencher, o que escrever. Segue o esquema então! Mas eu sei que na net tem vários posts sobre como preencher o DS, então é só procurar! Eu não indico nenhum porque eu usei só o email mesmo. 

Marquei minha visita ao CASV pra segunda de manhã. ERRO! Os funcionários não estavam todos presentes ainda, mas a galera toda já estava lá. Resultado: fila e muita demora. Fiquei no CASV uma hora, quando muita gente diz que fica 20 minutos. Não adianta chegar mais cedo que eles não deixam entrar antes do seu horário. E o CASV da Vila Mariana é muito quente, todo fechado, sem ar e com muita gente!
O procedimento em si é rápido e foi um mocinho muito simpático que me atendeu.

Na parte da tarde fui na Cultural Care buscar o KIT VISTO, que eu achei que era O KIT VISTO, mas é só um envelope com dois documentos que a gente precisa apresentar no consulado e um livro rs

A entrevista estava marcada pra terça-feira, 18 de junho, 12:10. Minha tia mora bem longe do consulado, então optamos por sair cedo. Devido aos problemas com o trânsito de SP, que a gente nunca sabe como vai estar, optamos por ir de metrô e trem até lá perto e então pegar um táxi. Foi bem tranquilo, levou em média uma hora para chegarmos, então 11 horas eu estava lá.

É uma bagunça! Todo mundo na porta, tentando se organizar em fila pelos horários...Mas só entra mesmo quando o cara do portão chama o seu horário. Se você não estava na fila, mas seu horário é aquele, você entra, o que importa é lá dentro. Então não adianta chegar muito cedo.

Quando a gente entra entrega os papeis do KIT visto e o passaporte e vai pra uma fila. Espera a sua fila ser chamado, passa pelo detector de metais. CELULAR NÃO ENTRA NEM DESLIGADO, SEM BATERIA, MORTO OU DESPEDAÇADO! Eu deixei tudo com a minha tia, mas tem vários guarda volumes na rua do consulado. 
Depois do detector a gente fica tudo espalhado, esperando chamar pelo nome, pra então entrar na fila. É um pátio aberto, com os guichês, então já ia dando pra ver qual cônsul parecia legal.
Aqui eu já estava muito nervosa. Conversei com muita gente pra me distrair, mas sei que tem gente que prefere ficar quieto. Graças a Deus, a famosa japonesa não estava lá! =)
Fui encaminhada pra um guichê com um cônsul carequinha, por volta de uns 35 anos, branquinho, super simpático e rápido. Faltando uma pessoa pra minha vez ele saiu pra almoçar.

Entrou uma consulesa mais velha, simpática, que fez mil perguntas em português pra menina que foi antes de mim. A menina estava só renovando e a mulher perguntou MUUUUITO. Quando chegou a minha vez a entrevista foi toda em inglês, mas ela foi MUITO simpática. Duas vezes eu não ouvi mesmo o que ela disse e ela respondeu numa boa. Não olhou nenhum dos meus papéis.
Não lembro o dialogo exatamente, mas ela basicamente perguntou:
- Aonde eu estudei inglês;
-Quantas anos eu tenho;
-Data do meu aniversário;
- Quando me formei: respondi e disse que era advogada;
- Ela perguntou se eu tinha um trabalho: eu disse que sim. Mas hoje em dia eu não advogo mais, renunciei meus processos.
-Se tem uma família me esperando: respondi que sim e já falei sobre eles. 
- Perguntou o que eu faria se eu estivesse no parque e uma das meninas caísse na água: eu ligo pro 911! rs
- Perguntou se tem um quarto pra mim na casa. Eu disse q sim, q era exigência do programa. Ela disse que por isso q estava perguntando(sorrindo).
- Perguntou quanto tempo eu queria ficar: falei q um ano, pq eu precisava voltar pra trabalhar. Eu não menti! Quando eu voltar vou ter que trabalhar, só não vai ser como advogada uai rs

Com a mesma simpatia e calma ela disse que meu visto tinha sido aprovado, que eu ia receber o passaporte em casa e me mandou aproveitar o ano. Eu perguntei o nome dela, não entendi, e falei pra ela aproveitar meu país. Fim. Nem doeu! rs
Liguei pro meu pai pra contar e ele "Ah que droga, eu tava torcendo p ser negado". Falou rindo, disse que era brincadeira, mas eu sei que é um pouco de verdade. Ele tá me apoiando, mas sei que está fazendo isso com o coração na mão por saber que vou ficar longe. MAS EU VOLTO, PAI! 

DICAS:
- Respire;
- Confira todos os seus documentos mil vezes! Não vá esquecer nada! Leva tudo numa pasta, não em envelope. VAI QUE CHOVE, MENINA!
- Respire de novo;
- Responda o que lhe perguntarem! Algumas vezes eu acho que falei demais, pq eu sou assim. Mas pode parecer que você não está entendendo e está falando tudo o que sabe.
- Nem passe pelo portão com celular. Eles vão te mandar sair, vai dar um rolo e isso causa um stress desnecessário. Não leve, deixe com alguém ou coloque num guarda volumes. Um casal atrás de mim tentou entrar com o celular desligado e foi tratado como terrorista quase. 
- RESPIRE!!!!

Eu só fiquei nervosa mesmo no dia do CASV. Foi quando eu percebi que o negócio era sério. Fiquei com medo de olharem meus papéis, de negarem...mas deu tudo certo. No tempo que eu estava lá não percebi nenhum visto negado. Vi um moço pegando o telefone do guiche, mas pode ser que o som estivesse ruim e só. Com a economia em baixa, eles querem é que a gente vá pra lá gastar! rs
Depois do visto eu não fiquei feliz, não chorei...eu acho que eu tava tão nervosa que fiquei chocada, então precisei de umas três horas pra ficar....



Na verdade, era o visto que eu queria esperar sair pra contar do match. As pessoas que me conhecem não sabem do blog, então contar aqui só pra vocês não faria mal, sei que as au pairs aqui estavam torcendo por mim. Mas pra algumas pessoas que me conhecem eu queria contar só com o visto aprovado, porque um conta pro outro e eu não queria gente ruim torcendo contra minha viagem. Daí não me senti confortável em colocar na rede sem ter contado pra alguns amigos e familiares. Vocês entendem, né? Desculpa de verdade não ter contado antes, eu sei que vocês estão torcendo por mim faz tempo. Mas eu me senti menos pressionada assim. 

ENFIM, AGORA O BAGULHO É SÉRIO! Dia 28/07 eu embarco pros States! Eu vou morar em NY! Eu tô CHOCADA!!!!hahahaha

Obrigada pela torcida e continuem de olho que eu vou tentar postar tudo que eu conseguir!!!

Bjos!

PS: Meninas, tenho respondido os comentários pelo gmail, já que no blog não consigo. Vocês recebem as respostas? Por favor me avisem! 

7 comentários:

  1. Não tem do que se desculpar, entendo perfeitamente seus motivos. Há momentos que precisamos preservar certas coisas e relevar na hora certa.
    Ufaa mais deve ser um alivio ter o visto em mãos !
    O que mais me deixa com medo é de travar no inglês, e passar a sensação que estou escondendo algo (SQN) !
    Mais uma vez parabéns !!!! agora é arrumar as malas e go NY ! ps: que bom que terá este tempo para organizar suas coisas aqui no BR.
    Beijos !!!!

    ResponderExcluir
  2. ps: não recebi seu e-mail. Dps te passo como consegui configurar para responder direto do blog.
    É mole mole ! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amanda, obrigada!!! Realmente dá um alívio ter o visto. E olha que ele não está "em mãos", pq demora uns dias pro consulado devolver. Mas eu SEI que vai chegar direitinho aqui em casa rs
    MENINA, me ensina a colocar a parada pra responder! Por favor!!! Mandei resposta pra todo mundo então e ngm recebeu, to parecendo sem educação rs Meu email é inaiemelog@gmail.com!

    ResponderExcluir
  4. Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Contou do Match no dia do visto, safadinhaa! kkkkkkkkk
    Parabéns Gata! To muito feliz por ti! De verdade! Qndo vai fazer o facebook pra gente papear? Se quiser me adc no skype: marianapmsilva@hotmail.com
    Aproveita já me conta tbm a explicação da Amanda!
    Mas eu recebi seu e-mail siim :))
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. inaiee, fiz um comentario enorme aqui, e nao ta aprecendo!
    olha que nao é a primeira vez heim, qq to fazendo de errado? rsrs

    ResponderExcluir
  6. aaaaah, agora foi! hahahah
    mas era mt grande mesmo, e agora sao 3am, nao me lembro de tudo e meus olhinhos estão fechando. amanha volto pra ler tue post de novo e digitar novamente daoskdoa

    beijos!!

    ResponderExcluir
  7. ok, vamos lá. tentando re-escrever o comentario que fiz ontem hahha

    "AHHHHHH, QUE MARAVILHA GURIAAAA :DDD
    eu tava mesmo me perguntando quando tu ia tirar o visto, pq tu nao tinha escrito nada sobre isso ainda. e agora que entendi o 'desmarquei meus compromissos em SP' do outro post hahahha

    te entendo super bem, quanto a querer contar com tudo mais ou menos encaminhado, porque eu tbm sou assim! aqui na vida 'real', poucas pessoas sabem dos meus planos, e essas poucas ja me perguntam 'e ai, quando tu vai?' é muita pressão hehehe

    to muito feliz mesmo por ti!! e claro que tava na torcida rsrs, mas isso tem um preço heim? quero um post bem lindo sobre o treinamento da CC *-* hahaahha

    e quanto ao planejamento que tu comentou no meu post, É VERDADE! eu ainda to dentro do meu prazo, que é de ficar on 6 meses antes da pretensão do embarque, BUT eu ja tava tri feliz com o 6 meses e i semana aosijdoiasj

    enfim, guria. era isso. desejo que tu seja muito feliz no teu ano de aupair, e que nao abandone o blog! hihi

    PS: também na recebi tuas respostas nao. uma vez recebi pelo blog, uma msg como amiga, de ti, mas respondi e acho que tu nao recebeu essa resposta ne? na vdd eu nem sabia que dava pra fazer isso pelo blog kk"

    e esse comentario é quase um post a parte ne? tbm adoro falar/escrever/conversar doasijdoais

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.