The First Sep 11 in the USA

Oi pra quem ta ai!
Pq eu posso nao saber qm eh, mas sei que tem gente ai porque o blogger me mostra as estatisticas! hahaha

O post de hoje eh pra falar sobre as minhas impressoes do 11 de setembro. Acredito que a grande maioria das pessoas que esta lendo isso sejam au pairs ou aspirantes, entao, partindo do principio que elas estao ou virao pros EUA, acredito que nao sao pessoas do tipo que odeiam os EUA.
Porque tem muita gente que acha que foi muito bem feito, que eles acabam com a vida de um monte de gente....Minha opiniao pessoal: gente eh gente em qualquer lugar. Pra mim nao importa quem fez primeiro, quem fez segundo, acho que no final quem sempre paga o pato eh quem nao tem nada a ver com a historia, porque sao milhares de familia que perdem maes, pais, irmaos, filhos, maridos...aqui, na Siria, no Iraque, no Ira, Japao, India, aonde for...
Nao vou perder tempo discutindo politica ou cultural, so quero mostrar o que eu senti estando aqui no dia 11 de setembro, certo? Entao la vamos nos...

Minha host tinha uns 20 anos quando aconteceu, tava na faculdade. Ela nao fala muito profundamente sobre o assunto, comenta coisas como "foi uma loucura, as noticias vinham a toda a hora" e so. Talvez porque ela nao tenha sido atingida diretamente por isso, ate aonde eu sei.

No dia do Brazilian Day eu cheguei bem cedo em Manhattan e o lugar que eu desci do onibus pra pegar o metro eh exatamente ao lado do WTC. Como eu ainda tinha tempo ate o horario de encontrar com as meninas, resolvi ir la visitar.
Primeiro a gente vai numa especie de loja aonde "compra" os tickets e pode comprar camisetas, canecas, livros....Coloquei entre parenteses porque voce na verdade da o tanto que quiser, se quiser. Eles aconselham dar entre 5 e 10 dolares por pessoa, sendo q se vc der 10 vc ganha uma pulseira. Essa lojinha tem em varios lugares ali em volta.

Caminhei ate a entrada, uns 4 quarteiroes e entrei na fila. Como tava cedo, nao tinha quase ngm...
Passei pela revista, tomei uma bronca cabulosa porque estava no celular e naquele pedaco nao pode estar falando no telefone, e entrei...



A primeira coisa que eu fiz foi pegar um guia, que eles oferecem em varias linguas, inclusive portugues. O guia fala um pouco sobre o que aconteceu, sobre o museu que abrira no ano que vem, sobre as arvores, sobre as "piscinas"...
Acho que todo mundo ja viu essas piscinas na televisao, elas ficam no exato lugar aonde estavam as torres, as paredes sao quedas d`agua e nas bordas estao os nomes de quem morreu naquele dia. 



O som da agua caindo parece que abafa qualquer outra coisa, mas ainda assim nao vi ninguem gritando, correndo, falando alto. Tinha muito turista tirando foto e eu me sentia meio estranha fazendo isso, parece ridiculo voce ficar posando sorrindo naquele lugar sabe? Alias, quando eu disse isso pra host ela ficou impressionada e disse "acho q ngm tira foto la" e eu disse " na verdade todo mundo tira" e ela achou bem estranho.

Como eu disse, o museu ainda nao esta aberto, mas o predio eh esse ai abaixo. Dentro vao ter fotos, imagens, audios, partes dos predios, coisas assim...

A nova torre, chamada ONE WOLR TRADE CENTER ainda esta sendo terminada e esta localizada aonde ficada um outro predio do complexo World Trade Center, que foi demolido pelos danos que as quedas das torres gemeas causaram (eram 5 predios menores e as as torres gemeas). 


Todas as arvores plantadas no memorial sao de um mesmo tipo(que eu vou ficar devendo o nome pra voces). A unica arvores diferente eh uma arvore chamada de "a arvores sobrevivente". No processo de limpeza do espaco (que durou 8 meses, sem parar durante as 24h do dia), encontraram essa arvore, um pouco queimada, mas ainda vida. Ela virou o simbolo da esperanca e do renascimento e as pessoas tocam pra dar sorte (o que eu so descobri depois =/ ). No pe dessa arvore tem os simbolos de varias corporacoes que vieram de varias partes do pais pra ajudar. 

A foto da arvore mesmo eu vou ficar devendo, porque eu sai nela e to mto gorda. Procura no google galera! Sorry!

Bom, sem mais  o que fazer, sai do memorial e voltei caminhando ate o metro. No caminho da saida a gente passa ao lado de um corpo de bombeiros, que tem essa imagem na parede:

Por ser muito perto, acredito que todos os bombeiros que estavam ali correram pra ajudar. Na outra parede, numa placa de bronze menor, tem o rosto de 6 bombeiros daquele batalhao que nao sairam da torre a tempo...E nos caminhoes esta escrito "we never forget".



Eu nunca tinha vindo em NY, nunca tinha visto as torres gemeas, mas quando a gente olha aqui tem realmente a sensacao de que esta faltando alguma coisa ali, eh possivel imaginar as torres naquele lugar. Acredito que a intencao ao deixar aqueles dois imensos vazios la foi exatamente essa, ne?

No dia 11 de setembro mesmo eu vi muito pouco tv porque estava trabalhando. Mas a noite vi algumas coisas. Foi basicamente como no Brasil, aonde eles mostram varios programas sobre o assunto sabe? O que mais me deixou triste foi um com o audio de pessoas que ligaram para as familias da torre e depoimentos de familiares e sobreviventes.

Eu me lembrava muito bem de ter ouvido em 2001 em algum jornal o recado de uma moca pro marido dizendo que estava presa num predio de NY e que amava ele pra sempre. Nesse programa mostrou esse recado e o pai dela contou que tbm falou com ela naquele dia, porque quando ela ligou pra se despedir ele atendeu. Ele tentou acalma-la, mandou ela sair do predio de qlqr jeito, mas ela nao conseguiu, ela estava acima de um dos avioes, impossivel de sair. E passou o irmao dela tbm, cujo filho nasceu 9 anos depois do acontecido, exatamente no dia 11/09. 

Aqui no meu bairro nao vi nada de especial, como bandeiras ou coisas do tipo. Mas minha host colocou no  face "We never forget". E eu acho bonito esse sentimento de unidade, de que todos eles foram feridos naquele dia. 

Enfim, essas foram as minhas impressoes!

Proximo post: minha primeira sexta-feira treze, o primeiro rematch ou o primeiro parque de diversoes? Escolhe ai gente! rs

Bjoooos!

5 comentários:

  1. Eu fico muito sentida com esse assunto! Mesmo não sendo americana, sei lá, é igual pensar sobre o incêndio da Kiss... Dá um vazio na gente.

    REMATCH????????? Tá doida?

    Amo você!

    ResponderExcluir
  2. post muito interessante, Inaiê!
    legal ver a coisa toda pela tua perspectiva...
    vi varias meninas brasileiras inclusive, postando essa frase nas redes, achei bonito também.

    e nem vem tirar onda com a nossa cara que rematch tu nao teve, nao! haha entao eu escolho o primeiro parque de diversões, ok? kkkk

    ResponderExcluir
  3. Inaiê, muito triste esse assunto, talvez não seja o melhor momento para comentar, mas, ao me lembrar desse lamentável e triste acontecimento, me vem o pensamento de que muitos dizem (inclusive americanos) que não foi um atendado terrorista, que foi obra do próprio governo e ao ver as justificativas para tal alegações, não dá para não questionar sobre, e após ler e ver muito sobre o assunto, admito que considero os próprios EUA como autores (mas, é só minha opinião pessoal, não estou dizendo que é uma situação fática), porém, como você citou, pessoas inocentes foram afetadas, deste as próprias vitimas como os familiares e amigos, então é "irrelevante" após tantos anos quem é o verdadeiro culpado.
    Agora, que susto foi esse ao ler rematch no seu post? Sério! Curti não! No entanto, o comentário da Duda foi mágico e me impediu de pensar merda, afinal, não quero que você tenha problemas aí. Deste modo, faz isso com os nossos coraçõezinhos, okay? Porque estamos torcendo por você, gata!
    Escolho a segunda opção, visto que fiquei curiosa, pois você comentou em um post sobre suas amigas que estiveram em rematch, e a Duda excluiu a possibilidade de ser o seu, ou seja, não entendi o que seria isso... rs Ou você está tirando onda mesmo? Hahahaha! De qualquer maneira, gostei MUITO do seu post (como sempre). Obrigada por sempre escrever. ♥
    Grande beijo, linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: como sempre, eu escrevendo textos gigantes... [por favor, abstraia essa minha mania de "falar" demais. (rs)

      Excluir
  4. corrigindo: ao ver as justificativas para TAIS** alegações
    corrigindo 2: deste modo, faz isso NÃO com os nossos coraçõezinhos, okay? Porque estamos torcendo por você, gata!

    [Hahahaha! Desculpa, é porque me deu aflição, corrigirei da próxima vez antes de publicar. Prometo. rs] Beijo no coração, e até breve. ;D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.